Vila Olímpica será palco da Virada Cultural 2025

A escolha do local para a Virada Cultural 2025 em Maringá foi definida por meio de uma consulta pública online, encerrada ontem, 1º de setembro.
Ao todo, participaram 2.818 votos válidos — o que representa 2.976 votos inicialmente recebidos, dos quais 133 foram invalidados por CPFs fora do formato e 25 descartados por duplicidade — e a Vila Olímpica, na Zona 7, recebeu 2.033 votos, correspondentes a 72,14%, sendo, portanto, o local preferido pelo público.
As demais opções obtiveram os seguintes índices:
Parque de Exposições: 12,21% (344 votos)
Praça Raposo Tavares: 8,02% (266 votos)
Parque Alfredo Nyffeler: 7,63% (215 votos)
A iniciativa inédita — pela primeira vez na história do município, a população foi convidada a escolher diretamente o local de realização de um evento cultural de grande porte — foi coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura (Semuc), em parceria com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam), com apoio também da Comissão de Acompanhamento da Virada Cultural 2025, formada por 22 representantes da sociedade civil e do poder público.
O secretário de Cultura, Tiago Valenciano, destacou que "a escolha democrática fortalece o envolvimento da comunidade com a programação cultural da cidade"
O evento está marcado para ocorrer nos dias 15 e 16 de novembro de 2025, aproveitando o feriado da Proclamação da República.
Já está confirmada a participação de duas atrações nacionais — uma no sábado e outra no domingo —, além de diversas apresentações de artistas locais, selecionados por meio de edital que registrou 115 inscrições, e que contará com um investimento aproximado de R$ 48 mil destinados aos artistas maringaenses.
A Virada Cultural 2025 também foi estrategicamente posicionada no calendário entre dois eventos já tradicionais da cidade — a Semana do Hip Hop e o Festival Afro — com o objetivo de promover a integração entre as programações e ampliar a diversidade cultural oferecida à população
COMENTÁRIOS