Por que especialistas recomendam comer uma banana pela manhã??
A fruta oferece múltiplos benefícios para a saúde
Reprodução A banana é uma fruta que oferece múltiplos benefícios para a saúde, especialmente para o funcionamento do coração e dos vasos sanguíneos do corpo, sendo por isso considerada adequada por alguns profissionais na alimentação.
Em resposta, a British Heart Foundation revelou em um estudo que o consumo desse alimento pela manhã, particularmente por volta das 11h, pode ajudar a regular os níveis de colesterol, controlar a pressão arterial e evitar quedas de energia antes do almoço.
A este respeito, alguns cardiologistas explicam que as bananas são ricas em vitaminas B e C, ácido fólico e pantotênico, niacina e minerais como cálcio, fósforo, magnésio e manganês.
Segundo o estudo, substituir o consumo de lanches ricos em açúcar ou gordura por frutas como a banana proporciona sensação de saciedade e energia natural, o que se traduz em melhor circulação sanguínea.
Além disso, por ser um alimento tropical, contém potássio, fibras solúveis, carboidratos complexos e antioxidantes que influenciam diretamente a pressão arterial e previnem o acúmulo de colesterol. A Fundação Britânica do Coração também afirma que o consumo de bananas menores pode ser uma alternativa ideal, pois ajudam a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis.
Especialistas recomendam, como primeira opção, consumir frutas in natura, sem quaisquer produtos adicionais, especialmente antes de praticar exercícios físicos ou para suportar um dia de trabalho intenso.
Outra alternativa popular é preparar smoothies ou sucos em que a banana é complementada com espinafre, couve, morangos, mirtilos, tomates ou abacates, já que muitos desses alimentos são benéficos para a saúde do coração.
Se as sugestões acima não se encaixam na sua rotina diária, especialistas acreditam que a fruta pode ser gradualmente incorporada a outros alimentos, por isso recomendam comer cereais em fatias pequenas ou usar pedaços para dar mais sabor a sanduíches de pasta de amendoim.
É importante lembrar que, antes de incluir qualquer alimento novo em sua dieta, você deve consultar um médico especialista.
COMENTÁRIOS