Patricia Coelho - Terapeuta
O que a cobrança do seu parceiro(a) está tentando dizer?
Poucas coisas desgastam tanto um relacionamento quanto a sensação de estar sendo constantemente cobrado.
Quem recebe a cobrança costuma sentir pressão, inadequação e até a impressão de que nunca faz o suficiente. Com o tempo, tende a se afastar, se defender ou simplesmente parar de ouvir.
Mas existe algo que muitos casais não percebem: por trás de grande parte das cobranças existe uma necessidade emocional não atendida.
Quando alguém reclama da falta de atenção, da ausência de ajuda, da falta de diálogo ou de carinho, nem sempre está pedindo exatamente aquilo que está dizendo. Muitas vezes está tentando expressar, de forma inadequada, sentimentos como solidão, desvalorização, insegurança ou falta de conexão.
O problema é que a cobrança raramente produz o resultado esperado. Quanto mais um cobra, mais o outro se sente pressionado. E quanto mais pressionado se sente, maior tende a ser o afastamento.
Por isso, relacionamentos saudáveis não são construídos apenas pela capacidade de falar, mas principalmente pela capacidade de escutar.
Escutar além das palavras.
Escutar a necessidade que existe por trás da reclamação.
Talvez a pergunta mais importante não seja: "Por que meu parceiro(a) vive me cobrando?"
Mas sim:
"O que ele(a) está tentando me dizer e não está conseguindo expressar da melhor forma?"
Muitas vezes, quando o casal aprende a substituir a cobrança pelo diálogo e a defesa pela compreensão, descobre que o verdadeiro problema nunca foi a discussão. Era talvez a dificuldade de se sentir visto, admirado, valorizado, ouvido e compreendido dentro da relação.
COMENTÁRIOS