Seja bem-vindo
Maringá,10/11/2025

  • A +
  • A -

Sobe para 784 o número de feridos por tornado

ALEP convoca sessão extraordinária por ajuda

AEN/PORTALE.V.
Sobe para 784 o número de feridos por tornado Fotos: Ari Dias – AEN

O número de vítimas do tornado que atingiu Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, subiu para 784 feridos, conforme o balanço atualizado divulgado na manhã deste domingo (9) pelo Governo do Estado. Em resposta à calamidade, a Assembleia Legislativa (ALEP) convocou uma sessão extraordinária para agilizar a ajuda financeira às famílias.
O impacto da catástrofe continua a ser dimensionado:
Feridos: 784 pessoas receberam atendimento, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SESA), que mantém pronto atendimentos em cidades vizinhas como Laranjeiras, Cantagalo e Saudade do Iguaçu.
Desalojados/Desabrigados: Há mais de mil pessoas desalojadas ou desabrigadas, com o número ainda em levantamento pelas equipes de resgate.
Destruição: O Estado decretou calamidade pública, estimando que 90% da cidade foi impactada.
Sessão Extraordinária para repasse de recursos
Diante da urgência, a Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) fará duas sessões extraordinárias neste domingo (9), às 17h.
O objetivo é aprovar u
ma alteração na lei do Fundo Estadual para Calamidades Públicas (Fecap), proposta pelo Governo do Estado, para agilizar o repasse de recursos às famílias.
A proposta prevê a liberação de até R$ 50 mil por família, com os critérios de distribuição a serem estabelecidos por decreto.
Infraestrutura e Resgate
A infraestrutura essencial começa a ser parcialmente restabelecida:
Energia Elétrica: A Copel informou que 49% da rede elétrica de distribuição de Rio Bonito do Iguaçu foi restabelecida até esta manhã, priorizando estruturas de urgência como o Centro de Comando da Defesa Civil, o posto de Saúde e o Centro do Idoso. Mais de 200 profissionais da companhia trabalham na reconstrução.
Resgate: Mais de 50 bombeiros e 23 viaturas do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil seguem na cidade com sobrevoos e contato direto com a população para busca e levantamento de necessidades.
ULTIMOS INFORMES.
Há mais de mil pessoas desalojadas ou desabrigadas em Rio Bonito do Iguaçu, mas os números ainda estão sendo levantados pela Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e autoridades municipais.
Até o fim do sábado foram realizados 784 atendimentos em toda a rede hospitalar da região atingida, sendo 133 na UBS DR. Felipe de Sio, 137 no Hospital São Lucas, 448 no Instituto São José, 18 na Faculdade Campo Real e 48 pelo Samu.
Há pronto atendimentos disponíveis em Laranjeiras, Cantagalo e Saudade do Iguaçu, além de mais de 30 ambulâncias.
A Copel informou que equipes da companhia restabeleceram 49% da rede elétrica de distribuição de energia de Rio Bonito do Iguaçu, até a manhã deste domingo. Estão religadas estruturas prioritárias de atendimento de urgência, como Centro de Comando da Defesa Civil, o posto de Saúde e o Centro do Idoso, que tiveram a energia restabelecida já na tarde de sábado.






COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.