"A Odisseia", primeiro filme rodado 100% com câmeras IMAX

O próximo filme de Christopher Nolan, A Odisseia (The Odyssey), adaptação do clássico mito grego, fará história na indústria cinematográfica.
O filme será o primeiro longa-metragem comercial a ser rodado inteiramente com câmeras IMAX em película, segundo anúncio feito pelo CEO da IMAX, Rich Gelfond, durante um evento em Cannes nesta semana.
Nolan é um entusiasta declarado do formato IMAX, tendo utilizado suas câmeras em sequências selecionadas de filmes aclamados como Dunkirk, Interestelar, a trilogia O Cavaleiro das Trevas, Tenet e, de forma extensiva, em Oppenheimer, longa vencedor do Oscar que teve grande parte de sua bilheteria gerada em salas IMAX (mais de US$ 190 milhões, cerca de 20% do total arrecadado).
No entanto, filmar um longa inteiro com as câmeras IMAX de película, conhecidas por serem grandes, pesadas e ruidosas (diferente das câmeras digitais IMAX, mais leves e silenciosas, usadas em produções recentes como Thunderbolts* e o vindouro Superman), era algo considerado inviável até agora.
A novidade só foi possível porque, após o sucesso estrondoso de Oppenheimer, Nolan lançou um desafio à IMAX: aprimorar a tecnologia das câmeras de película, tornando-as mais leves, silenciosas e resolvendo questões como a digitalização e processamento do filme 70mm para agilizar a visualização do material filmado diariamente, conhecido como "dailies".
"Chris me ligou e disse: 'Se vocês conseguirem resolver os problemas, eu farei [A Odisseia] 100% em IMAX.' E é isso que estamos fazendo", revelou Rich Gelfond em Cannes. Ele acrescentou que Nolan os "forçou a repensar esse lado do nosso negócio, nossos gravadores de filme, nossas câmeras de filme."
As novas câmeras IMAX são reportadas como sendo 30% mais silenciosas, o que pode ajudar a mitigar o problema de diálogos abafados em alguns filmes de Nolan, e consideravelmente mais leves. Novas técnicas de digitalização e processamento de filme também permitirão um fluxo de trabalho mais rápido para os "dailies".
Luxo exclusivo ao diretor
Por enquanto, essas novas câmeras de película estão reservadas exclusivamente para Christopher Nolan. Após a conclusão das filmagens de A Odisseia, a IMAX pretende disponibilizá-las para locação a outros diretores interessados.
A Odisseia, de Christopher Nolan, estreará nos cinemas em 16 de julho de 2026.
Elenco estrelado
Para tentar criar o épico dos épicos, Nolan contou com boa parte do que Hollywood tem de melhor para oferecer no momento.
Matt Damon interpretará Odisseu/Ulisses, enquanto Anne Hathaway fará a sua esposa, Penélope.
Tom Holland aparecerá como Telêmaco, filho do casal. Zendaya deve interpretara deusa Atena, Charlize Theron seria a Circe, Benny Safdie o Agamemnon e Lupita Nyong'o deve dar vida a Clitemnestra/Clitenestra.
COMENTÁRIOS