Federação Inglesa proíbe mulheres trans no futebol feminino

Mulheres transgênero foram proibidas de atuar pelo futebol feminino inglês. A Federação Inglesa de Futebol (FA) informou a medida nesta quinta-feira (1°/5), após alteração legal aprovada pela Suprema Corte do Reino Unido. A proibição será efetiva a partir do dia 1° de junho deste ano.
A Suprema Corte decidiu, no último dia 16 de abril, que a definição legal de mulher é baseada exclusivamente pelo sexo biológico. Com a alteração, a política da Federação Inglesa, que permitia a atuação de mulheres transgênero no futebol feminino, também foi modificada.
Segundo estimativa da imprensa britânica, a decisão afetará diretamente 20 jogadoras transgênero registradas no futebol inglês.
Em nota, a Federação Inglesa afirmou que entrará em contata com as atletas afetadas para encontrar alternativas em prol da permanência delas no jogo.
“Entendemos que isso será difícil para as pessoas que simplesmente querem jogar o jogo que amam no gênero com o qual se identificam, e estamos entrando em contato com as mulheres transgênero registradas que estão jogando atualmente para explicar as mudanças e como elas podem continuar envolvidas no jogo”, escreveu a Federação Inglesa de Futebol (FA).
A Federação Escocesa de Futebol também acatou a decisão da Suprema Corte.
Conforme comunicado pela entidade, a modificação no regulamento na Escócia será efetiva a partir da temporada de 2025/26.
COMENTÁRIOS