Princesa Kako, do Japão visita o Brasil

A princesa Kako, da família imperial do Japão, começou nesta quinta (5), em São Paulo, uma visita de 11 dias no Brasil, em comemoração do 130º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países, no chamado “Ano de Intercâmbio da Amizade Brasil-Japão”.
Ela é a sobrinha do atual imperador Naruhito, que não tem filhos homens e, por isso, tem como primeiro sucessor o irmão Akishino, pai de Kako. Na tradição imperial japonesa, mulheres não podem herdar o trono.
Na capital paulista, ela participou de uma homenagem com flores no Monumento em Homenagem aos Pioneiros da Imigração Japonesa, no parque Ibirapuera.
Em seguida, visitou o vizinho Pavilhão Japonês.
Nesta sexta (6), Kako vai à Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo), na Liberdade, e à tarde deve comparecer a uma recepção do governador, Tarcísio de Freitas, no Palácio dos Bandeirantes.
A princesa também passará por quatro cidades do Paraná (Maringá, Rolândia, Londrina e Foz do Iguaçu), além de Campinas (SP), Campo Grande, Brasília e Rio de Janeiro. A última visita da família imperial japonesa no Brasil havia sido em 2018, quando a princesa Mako, irmã mais velha de Kako, passou por 13 cidades e participou do Festival do Japão, em São Paulo, para celebrar os 110 anos da chegada dos primeiros imigrantes japoneses ao país. Três anos antes, seu pai, o príncipe herdeiro Akishino, tinha visitado o Brasil para os 120 anos das relações diplomáticas, acompanhado de sua esposa, a princesa Kiko. Eles ficaram 11 dias e foram a dez cidades brasileiras.
Em março deste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama Janja da Silva visitaram o Japão e foram recebidos pelo imperador Naruhito e pela imperatriz Masako.
Durante o encontro, o imperador lembrou a primeira vez em que viajou ao Brasil, em 1982, e disse que foi calorosamente recebido pelo povo brasileiro. Na época, o imperador era seu avô, Hirohito (1901-1989). Ele também fez uma visita em 2008, quando Naruhito já era príncipe herdeiro, e o imperador era seu pai, Akihito, que renunciou ao trono em 2019.
A princesa Kako, nascida em 29 de dezembro de 1994, hoje com 30 anos, é graduada pela Divisão de Artes e Ciências da Faculdade de Artes Liberais, na Universidade Cristã Internacional.
Ela é também patrona honorária na Associação Japonesa de Tênis. Seu irmão mais novo, o príncipe Hisahito, 18, é o atual segundo sucessor ao trono japonês.
Confira as cidades do Paraná que vão receber a princesa Kako
– 5, 6 e 7 de junho: chegada e estada em São Paulo
– 8 de junho: chegada a Maringá (PR) Aqui, ela se reúne neste domingo, dia 8 com jovens descendentes de japoneses na Associação Cultural e Esportiva da cidade (ACEMA), entidade representativa nipo-brasileira, seguido de um encontro de boas-vindas oferecido pela comunidade nikkei. A cidade canção tem forte influência do país asiático em sua história, abrigando, por exemplo, o Parque do Japão, dedicado à cultura japonesa. O espaço conta com um complexo que exibe diferentes formas de expressão da cultura oriental, incluindo jardins, paisagismo e espaços para atividades culturais e esportivas. Na cidade paranaense, existe a Avenida Kakogawa, enquanto que no Japão há uma avenida que leva o nome de Maringá, com uma réplica da Catedral Metropolitana.
– 9 de junho: passagem por Rolândia (PR), Londrina (PR), Campinas (SP) e Campo Grande. Na segunda-feira, a Princesa visita o Museu Histórico da Imigração Japonesa, em Rolândia, na região Norte. O espaço é voltado à preservação da história e cultura da comunidade nipo-brasileira da região e já recebeu visita de outros membros da família real japonesa. O príncipe Fumihito de Akishino, pai de Kako, esteve em Rolândia em 2015, enquanto a irmã da princesa, Mako, visitou a cidade em 2018. Na sequência, ela será recebida pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, que entregará uma homenagem do Governo do Estado para a princesa na Aliança Cultural Brasil-Japão, em Londrina. Haverá o plantio simbólico de uma árvore no Jardim Japonês, seguido de um almoço com autoridades e comunidade nikkei e visita à Associação Cultural e Esportiva de Londrina (ACEL).
– 10 e 11 de junho: chegada e estada em Brasília
– 12 e 13 de junho: chegada e estada no Rio de Janeiro
– 14 de junho: chegada a Foz do Iguaçu (PR)
– 15 de junho: chegada e partida de São Paulo
COMENTÁRIOS