Amigos que não valem a pena manter na vida

Quando se é jovem é comum ter muitos amigos. Com o passar do tempo é normal que a gente passe a entender que nem todas as amizades funcionam da mesma maneira.
Existem aqueles amigos, que parecem divertidos quando se é jovem, mas não fazem muito sentido a partir do momento que a vida evolui.
Segundo a psicologia, existem certos tipos de amigos que não vale a pena manter na sua vida, a partir do momento que a vida adulta chega e toma conta das nossas rotinas.
Todo mundo reconhece algum tipo de amizade que é mais desgastante do que gratificante. E não precisamos ter nenhum peso na consciência em apenas deixar essas pessoas saírem da nossa vida.
1- Amigos concorrentes
Quando somos jovens é normal que se viva em modo de competição. Queremos ser os melhores na escola, na universidade e até no começo da vida profissional.
Isso atrai aquele tipo de amigo que até diverte, mas está sempre em rivalidade com você. É aquela pessoa que sempre que você conta alguma coisa que conseguiu, responde com uma outra conquista sua, em vez de um “parabéns”. Este tipo de amigo pode acabar sugando sua energia e acabar ativando um modo de comparação desnecessário.
2- Aquela pessoa que só aparece nas horas boas
Basta fazer o seguinte exercício. Pense nas fases boas da sua vida e quando algo incrível acontece com você. Quem estava ao seu lado?
Agora faça o exercício contrário, pense nos piores momentos que você passou e nas épocas de dificuldade. Quem estava lá?
Se algum amigo estava só no primeiro quadro, essa pessoa definitivamente é o amigo da hora boa. Este tipo de amizade pode fazer com que você se sinta isolado, desvalorizado e sem ninguém para contar.
3- Amigo que só sabe criticar
Críticas são boas e fazem parte da nossa vida. Uma ferramenta que deve servir para que possamos observar, avaliar nossos passos e mudar, se acharmos que isso é necessário.
Aquela máxima da crítica construtiva é real e só essa que vale. Ter ao seu lado amigos que só criticam, o tempo inteiro, tudo que você faz, não é sinal de que essa pessoas se preocupa com você, mas sim de que ela está tentando minar sua confiança. “A qualquer momento, temos duas opções: avançar em direção ao crescimento ou recuar em direção à segurança”, disse o psicólogo Dr. Abraham Maslow.
4- Quando nada é recíproco
É muito fácil de identificar este tipo de amigo. Olhe para suas amizades e veja qual é aquela que você mais se doa, do que recebe.
São as pessoas que sabem que podem contar com seu apoio, mas que nunca estão prontos quando você mais precisa.
5- Amigo que suga sua energia
Sabe aquela amizade que depois de um encontro você se sente sem energia? É muito fácil a gente entender quem nos suga e quem nos deixa mais leves depois de uma conversa.
Aquela amizade em que um papo gira sobre os problemas da pessoas e nunca há uma pergunta sobre como você está, o que tem passado e como está se sentindo.
Amizades devem nos ajudar a sermos mais resilientes e não drenar nossa energia. Então toda vez que você se sentir sem energia depois de passar um tempo com alguma pessoa, avalie essa amizade. Para Carl Rogers, “todos os indivíduos são dotados de uma tendência inerente ao crescimento e à atualização, podendo, dessa forma, a resiliência ser resultado dessa atualização”.
6- Pessimismo em excesso
Este é o tipo de pessoa que ninguém consegue conviver e quer sempre se afastar. Pessoas pessimistas costumam mesmo repelirem as pessoas.
O problema é quando esse pessimista é um amigo seu ou alguém da sua família. Aquela pessoa que nada vai dar certo nunca, que faz com que você pense negativamente sobre tudo e nunca confia no futuro.
Para alguns pesquisadores, o nome disso é “contágio emocional”, então mesmo que você goste muito desse pessimista, tente se afastar dessa pessoa para o seu bem, ou tenha uma conversa sincera sobre como você se sente em relação ao sentimentos.
7- Amigo dependência
A sensação de que alguém depende da gente pode ser satisfatória no começo. Passa uma ideia de valorização e de que você é necessário na vida daquela pessoa.
O problema é quando essa dependência passa o limite da convivência e passa a monopolizar suas energias, a ponto de você não dar atenção para seus problemas para atender o deste amigo.
Com o tempo, isso pode piorar, então o ideal é que essa dependência não exista e que aprendamos a ter relações mais saudáveis.
Não existem pessoas perfeitas, você pode estar sendo um destes tipos de amigos sem notar.
O ideal é conversar antes de cortar laços. Tente também não guardar ressentimentos. Caso você já tenha falado, procurado mudar, e mesmo assim sinta que não tem jeito, aí sim, é importante se afastar para não prejudicar seu bem-estar e sua saúde mental.
E você, é assim?? Ou conhece alguém assim??? Sobre este tema tem um texto que diz:
Com o tempo a gente aprende que nem todo mundo é e sabe ser amigo, inclusive percebemos que nem mesmo nós acertamos sempre e somos aqueeeele modelo de amizade que tanto exigimos das outras pessoas.
Somos humanos, falhamos, estamos fazendo o que podemos e não é toda vez que acertamos. Vamos a duras penas, conforme as frustrações com nossos vínculos, compreendendo que amizade de verdade é coisa rara e que amigo mesmo é preciosidade inestimável, encontro marcado, nossos irmãos por escolha.
A maturidade acontece depois de muita pancada, experiência e decepção, mas chega um momento que finalmente realizamos que não se pode confundir amigo com conhecido, colega, ligações e pontes de interesse, negócio ou qualquer coisa do tipo.
Amizade é elo sagrado, não tem tempo, situação, distância ou circunstância que defina seu grau de intensidade.
Amigo que é amigo é vínculo existente dentro da gente, visceral, compreensivo, real, acontece por escolha espontânea do coração e obedece a ligação aleatória da alma.
Nos remete a segurança indescritível da reciprocidade afetiva sem mais nem menos, gratuita, consistente e leal.
Costumo dizer que amigo não se tem aos montes, de baciada, subindo pelas paredes, isso são "contatos" e quem tem a certeza de ter UM amigo, tem um tesouro, se tiver verdadeiramente mais de um, tem muita sorte, é privilegiado, afortunado, merecedor.
Cuide! Preserve!
Cultive...Amizade é presente da vida em forma de amor genuíno.
Pamela Magalhães
COMENTÁRIOS