Educação profissional: olimpíada recebe estudantes da área agrária

A 14ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) está com inscrições abertas para equipes de alunos de escolas públicas e privadas de todo o Brasil, e que são matriculados em cursos técnicos da área agrária. A competição vai ocorrer de 13 a 15 de agosto, nas cidades de Senhor do Bonfim (BA) e Petrolina (PE).
Cada equipe deve ser composta por três estudantes mais um orientador, que deve ser um professor ou um técnico administrativo da instituição de ensino respectiva. No momento da inscrição, a equipe deve indicar em qual das duas modalidades vai competir: se com estudantes do técnico integrado/concomitante ou do técnico subsequente.
A OBAP conta com duas fases, sendo uma virtual e outra presencial. A fase online acontece de 14 a 15 de maio na plataforma disponível na página da Olimpíada. Uma prova online de 30 questões de múltipla escolha será disponibilizada para os inscritos, que terão 60 minutos para concluí-la.
As equipes classificadas na fase virtual irão para a fase presencial, na qual elas serão submetidas à provas práticas. Os interessados deverão acessar o site da OBAP para fazer a inscrição e ler o regulamento.
Cursos técnicos que podem concorrer:
- Agropecuária;
- Agroecologia;
- Meio Ambiente;
- Agronegócio;
- Alimentos;
- Agroindústria;
Demais cursos do Eixo Tecnológico Recursos Naturais, do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNTC/MEC)
Sobre a olimpíada
A Olimpíada Brasileira de Agropecuária é uma competição científica criada e organizada pelo Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS). A iniciativa, realizada desde 2011, tem o objetivo de estimular o ingresso dos jovens nas carreiras técnico-científicas e incentiva a educação profissional e tecnológica no Brasil.
COMENTÁRIOS