Seja bem-vindo
Maringá,18/06/2026

  • A +
  • A -

Campanha reforça proteção, respeito e inclusão.

Com mais de 82 mil idosos, Maringá realiza campanha Junho Violeta com serviços e atividades gratuitas

PMM/PortalEdsonValerio
Campanha reforça proteção, respeito e inclusão. Foto: Rafael Macri/PMM

A campanha Junho Violeta terá ações gratuitas em Maringá ao longo do mês, com serviços, palestras, atividades culturais e orientações sobre direitos, saúde, proteção contra golpes e inclusão social da pessoa idosa. Maringá tem atualmente mais de 82 mil pessoas idosas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE. O número reforça a necessidade de políticas públicas permanentes voltadas ao envelhecimento ativo, à inclusão social e à proteção dos direitos da população com 60 anos ou maisDentro desse contexto, a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Assistência Social, Políticas sobre Drogas e Pessoa Idosa, a SAS, promove durante o mês de junho a campanha Junho VioletaA mobilização faz parte de um movimento nacional de conscientização sobre a valorização e a proteção da pessoa idosa. A programação reúne atividades gratuitas, ações culturais, orientações jurídicas, serviços de saúde, informações sobre direitos e iniciativas voltadas à convivência social.

Abertura teve serviços gratuitos no Terminal Urbano

A abertura da campanha ocorreu nesta segunda-feira, 1º de junho, com o evento Pessoa Idosa em Ação, realizado no Terminal Urbano. A iniciativa reuniu diversos serviços gratuitos para a população idosa, em parceria com a OAB Maringá, Procon, instituições de ensino e órgãos que integram a rede de proteção.

Durante o evento, os participantes tiveram acesso a atendimentos relacionados a benefícios sociais, orientações sobre direitos do consumidor, encaminhamento para vagas de emprego, emissão do Passe Livre do Idoso e da credencial de estacionamento.
Acadêmicos do curso de Direito do Uniciv prestaram orientações jurídicas, e estudantes da área da Saúde Uningá realizaram aferição de pressão arterial, testes de glicemia e outras ações de promoção à saúde. Também houve atendimento e matrículas para a Educação de Jovens e Adultos, a EJA.
Campanha reforça respeito e proteção
A vice-prefeita Sandra Jacovós destacou que o Junho Violeta representa um período de mobilização intensificada para fortalecer o compromisso da cidade com a população idosa. Valorizar as pessoas idosas é reconhecer toda a contribuição que elas deram e continuam dando para a nossa cidade. Precisamos fortalecer diariamente a cultura do respeito, da inclusão e do cuidado”, afirmou.
O secretário de Assistência Social, Políticas sobre Drogas e Pessoa Idosa, Leandro Bravin, também reforçou que a campanha busca ampliar o acolhimento e o protagonismo da pessoa idosa.
Queremos que as pessoas idosas se sintam acolhidas, respeitadas e protagonistas da própria história. O Junho Violeta reforça a importância do cuidado, da proteção e da construção de uma cidade cada vez mais preparada para o envelhecimento com dignidade”, disse.

Atenção contra golpes e fraudes
Um dos pontos abordados durante a programação foi a proteção da pessoa idosa contra golpes, fraudes e abusos financeiros. A coordenadora do Procon Maringá, coronel Audilene, orientou os idosos a buscarem informações antes de contratar serviços ou realizar transações financeiras.
A informação é uma grande aliada na proteção e segurança da pessoa idosa”, afirmou.
Também participaram representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, da OAB Maringá e da Agência do Trabalhador, com orientações sobre convivência social, direitos fundamentais e oportunidades de trabalho para pessoas com 60 anos ou mais.

Exposição valoriza olhares da terceira idade
Além das ações no Terminal Urbano, a campanha também abriu a exposição fotográfica Olhares que Contam Histórias, no Centro de Ação Cultural Márcia Costa, o CAC.
A mostra reúne fotografias produzidas por alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade, a Unati, vinculada à Universidade Estadual de Maringá, durante o curso de fotografia. As imagens apresentam registros sobre o cotidiano, a cidade, as vivências e as experiências das pessoas idosas, valorizando a expressão artística e o protagonismo desse público. A exposição permanece aberta para visitação até quarta-feira, 4 de junho, das 9h às 17h, no CAC.
Programação do Junho Violeta
As atividades são gratuitas e abertas à comunidade.
Exposição fotográfica “Olhares que Contam Histórias”
Quando:  quarta-feira, 4, das 9h às 17h
Onde: Centro de Ação Cultural Márcia Costa, o CAC
Exibição do curta-metragem “Um curto espaço no tempo”
Quando: quarta-feira, 4 de junho, às 20h
Onde: Teatro Barracão
Apresentação teatral “Recomeçar é uma questão de atitude e apoio”
Quando: 11 de junho, às 14h
Onde: Centro Esportivo de Iguatemi
Baile Violeta
Quando: 11 de junho, das 14h30 às 16h30
Onde: Centro Esportivo de Iguatemi
Oficina de contação de histórias “Pessoa Idosa e Literatura: contos e poemas”
Quando: 18 de junho, às 9h15
Onde: Biblioteca Parque das Palmeiras
Contação de histórias e sarau “Vozes do Tempo”
Quando: 23 de junho, às 9h
Onde: Biblioteca Centro
Palestra “O trabalho social com pessoas idosas no SCFV: fortalecimento de vínculos, pertencimento e proteção no SUAS”
Quando: 26 de junho, das 9h às 11h
Onde: Auditório Hélio Moreira




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.